Conferencistas

Silvana Ferreira

Silvana Ferreira

Terapeuta Transpessoal formada pela Escuela de Desarrollo Transpersonal

RESUMO
Somos seres sistémicos… A nossa biologia humana é sistémica, e por isso estamos sujeitos a uma grande carga de informação que trazemos dos sistemas com os quais nos relacionamos. Quando não temos consciência deste processo, somos arrastados “e comandados” por essa informação que carregamos fazendo com que ajamos de forma, muitas vezes, incompreensível para nós e para os outros. A compreensão intelectual destes processos, por si só não é suficiente para a resolução do conflito interno que o individuo experimenta. É necessário “algo mais” para que haja uma organização da informação, para que o individuo possa se libertar do padrão que o oprime.

Esse “algo mais” é a vivencia em vários níveis de consciência - mental, emocional, física e espiritual (não religiosa)dos eventos traumáticos - . A metodologia das Constelações permite que o individuo passe por essa experiencia de uma forma consciente e responsável, apoiada pelo facilitador, para que pouco a pouco este vá reconhecendo um novo padrão onde se sinta seguro e capaz de fazer a gestão independente da sua vida. Este método de trabalho, coloca-nos – quando é essa a nossa verdadeira intenção - em contacto com um campo de informação onde as relações de espaço-tempo possuem leis próprias e podemos nos contactar com um modelo holográfico representado pelos participantes da constelação, que nos permite “ver” onde estamos e para “onde” é possível dirigirmo-nos. Esta possibilidade de “ver” através da metodologia das constelações é a activação do olhar do ser adulto e saudável que existe dentro do individuo e do qual se tem vindo a separar ao longo da sua vida devido as situações traumáticas experienciadas por ele. A separação (trauma) poderá ser maior ou menor conforme a profundidade do evento vs leitura que o individuo experienciou. É desta maneira, numa linguagem adequada ao individuo que está ser apoiado, que eu, através deste método, procuro apoiar o individuo no resgate do seu “Eu emocional “ saudável/adulto para que possa exercer a cada dia a sua capacidade de fazer melhores escolhas.

BIOGRAFIA
Trabalho como Psicóloga Clínica em consultório particular facilitando o processo terapêutico de adultos. Utilizo como ferramentas de trabalho as Constelações Familiares (2003)  e a Técnica de D.M.P ® ( Deep Memory Process ) Roger Woolger (2008). Sou Terapeuta Transpessoal formada pela Escuela de Desarrollo Transpersonal. Realizo o meu trabalho em atendimento particular e facilito Grupos de Constelações Familiares.
Em 2010 iniciei uma nova etapa na minha jornada, ministrando formação na área de Constelações Sistémicas com grupos anuais trabalho que continuo a realizar até a data.