Conferencistas

Amparo la Moneda

Amparo la Moneda

Formada em psicoterapia da psicomotricidade

RESUMO
Na minha apresentação vou falar sobre uma das ferramentas que aprendemos em Constelações Familiares e Pedagogia Sistêmica: o Genograma e sua contextualização.

O Genograma com uma abordagem Hellingeriana modifica nossa visão de vida, de acordo com as Ordens de amor que Bert Hellinger nos traz. Ali podemos ver, se estamos localizados no nosso próprio sistema familiar ou não e que conotações ele tem para o nosso modo de ser na vida.

Depois de muitos anos de experiencia com esta ferramenta (desde 2006) pude verificar as mudanças que as pessoas experimentaram pois o facto de acompanhá-las para ver sua própria história ajuda a reconhecer nossa atitude no relacionamento, não somente no ambiente familiar, mas também no social.

Quero partilhar as minhas experiências com os profissionais que se dedicam ao acompanhamento de pessoas com dificuldades e aos próprios assistentes.


BIOGRAFIA
A minha carreira profissional iniciou como Diretora numa Escola Infantil, depois estive durante 10 anos como Professora Primária e psicomotricista educacional. Formei-me em psicoterapia da psicomotricidade e associei-me à ASEFOP (Associação Europeia de Psicomotricidade) tornando-me então formadora de futuros terapeutas de psicomotricidade. Exerci durante 25 anos terapia da psicomotricidade com famílias.
Combinei o meu trabalho com a formação em Psicopedagogia, Psicologia Social e posteriormente com a Pedagogia Sistémica e Constelações Familiares. Aos 61 anos realizei a Formação em Psicologia de Sistemas, no México.

Dei formação a adultos, em mais de 600 cursos para professores sob diferentes tópicos. Organizei 6 anuários de Psicomotricidade e 5 promoções (de 2 anos de duração) de Pedagogia Sistémica e Constelações Familiares na "Asociación A12", criada na minha cidade de Saragoça.

Dei (e ainda dou) cursos de formação na minha especialidade (EL GENOGRAMA) em diferentes locais em Espanha: Bilbao, Vergara, Alicante, Tarragona, Madri, Leão, Saragoça, Sevilha, Logroño, Navarra, e no México e na Colômbia.

Dou consultas privadas a adultos, em escolas para pais e em centros de aconselhamento periódico com professores.
Escrevi vários artigos em revistas de Educação (AULA) e Psicomotricidade e escrevi 2 livros no CUDEC (Mx) " Vivir sobrevivir" e “Vivir con otra mirada".

Combino o meu trabalho com VOLUNTARIADO num centro de idosos com Alzheimer.