Conferencistas

José Miguel Silva

José Miguel Silva

Psicólogo Clínico

RESUMO
Há momentos na vida em que somos assoberbados por questões que verdadeiramente limitam a nossa existência. Limitam o nosso potencial. Limitam o tanto que temos para dar e receber. Limitam a perceção de nós mesmos, dos outros, das relações. Limitam as profissões e a saúde, e todas as áreas que configuram o viver. É nessas alturas que parece existir uma voz interna que nos questiona: quando, afinal, começa a nossa Vida?

Bert Hellinger desde logo assinalou que o essencial, essa parte que nos falta, é simples. E as constelações mostram que apenas poderemos tomar a Vida quando a clareza e a leveza dos lugares se fizerem sentir. Tomar a Vida passa então por ocupar o lugar na Vida. Reconhecer esse lugar será o primeiro passo. Dizer sim a esse lugar será o processo seguinte de o tomar como nosso e crescer com ele. É um lugar que nos fala mais do tempo do que do espaço e ao qual Bert Hellinger associa a uma ordem muito própria. Encontrar essa ordem é uma chave em toda a filosofia Hellingeriana. Ela dissolve conflitos, reconcilia e aproxima. Permite soltar olhares infantis e recolocar-nos no adulto que somos. Permite que a força entre e que a Vida prospere mesmo nos destinos mais difíceis. A ordem do lugar permite que o amor entre, está ao seu serviço, e sem a ordem é apenas um amor que adoece.

Nesta apresentação pretendo inspirar a audiência a reconhecer a ordem dos lugares e assim servir a Vida. Os lugares entre pais e filhos; entre irmãos; na adoção; nas relações conjugais; nas famílias atuais e de origem; nos países; nas instituições; e na educação. Trarei de uma forma simples o essencial das constelações familiares sobre a força dos lugares, para que o caminho da pacificação se torne mais claro em cada um. Será um convite de reflexão e também de vivência interna, totalmente inspirado no amor que reside internamente e nos grupos aos quais pertencemos.

BIOGRAFIA
José Miguel Silva, já desde muito novo, participava em grupos de autoajuda e desenvolvimento pessoal. Licenciou-se em Engenharia Publicitária pela Universidade Fernando Pessoa. Durante anos desenvolveu a sua vertente criativa ao serviço de prestigiadas empresas e clientes, tendo-se destacado no seu ramo como copywritter e designer gráfico. Contudo, a sua enorme vocação para a terapia levou-o a licenciar-se em Medicina Tradicional Chinesa, pelo IPN-Porto, tendo estagiado internacionalmente em Hospitais na China. Mais tarde, especializou-se no mesmo ramo, pela Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Heidelberg, através da Universidade do Porto – ICBAS.

MUDANÇA DE ÁREA PROFISSIONAL
No decurso da sua profissão, deparou-se com o impacto das emoções sobre a saúde física e mental dos seus pacientes. É então que, ao fim de alguns anos, decide transformar a sua área, abraçando as terapias emocionais, tendo-se especializado na abordagem da terapia sistémica das Constelações Familiares, ramo a que se dedica desde então.

Formou-se em Terapia Transpessoal pela Escuela de Desarrollo Transpersonal, tendo mais tarde integrado o quadro profissional como tutor/professor de novos alunos em Portugal.

Em 2013, juntamente com outros membros, torna-se fundador e presidente da APT – Associação Portuguesa de Desenvolvimento Transpessoal, em exercício até final de 2015.

A PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
Outro momento decisivo terá sido o ingresso no Mestrado integrado em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com especialização em psicologia clínica e da saúde. Alinhado com o seu percurso, que o confrontava com as questões biopsicossociais dos clientes, decide abraçar com um interesse profundo a necessidade de se tornar psicólogo e, desta forma, enquadrar a sua abordagem como terapeuta com mais rigor nas áreas da saúde mental.
Esta formação de 5 anos culmina com a experiência clínica em intervenção psicológica com crianças, adolescentes e adultos no âmbito de uma unidade de saúde de cuidados primários num centro de saúde em Vila Nova de Gaia.
Na área da psicoterapia prossegue os seus estudos como diretor de psicodrama pela Associação Portuguesa de Psicodrama.

ATUALMENTE
Posiciona-se com forte dedicação às áreas da terapia transpessoal, da formação de terapeutas e da terapia sistémica das constelações. O seu percurso enquanto constelador encontra-se pautado por inúmeras horas de formação, retiros terapêuticos e participação nos Hellinger trainning Camps dirigidos pela Hellinger Sciencia na Alemanha.

Com cerca de 12 anos de experiência no ramo, conta com centenas de workshops e encontros vivenciais com os seus clientes facilitando, assim, o caminho à abertura e à consciência.

Tem dado inúmeras palestras, cursos e workshops sobre o tema, tendo participado no I congresso de direito sistémico em Portugal.

Formador em Constelações Familiares em Portugal.

www.josemos.com