Conferencistas

Nídia Brito da Costa

Nídia Brito da Costa

Licenciada em Direito pela Universidade Católica de Lisboa

RESUMO

Workshop direito Sistémico
O objetivo deste workshop é apresentar o conceito de Direito sistémico e dar ao participante noções básicas da filosofia das Constelações Familiares segundo Bert Hellinger e formas da aplicação (pelos vários profissionais) ao direito e à resolução de conflitos em geral, de forma a ver como pode ganhar competências adicionais para um desenvolvimento da sua atividade mais eficaz para todos e mais pacifico.

O participante terá noções básicas sobre as leis sistémicas aplicadas aos relacionamentos e sistemas, quais os efeitos pessoais e profissionais da sua observância e inobservância e em que consiste, muito resumidamente a postura sistémica.

Serão dados exemplos e exercícios práticos para iniciantes e possíveis em duas horas de workshop que despertam este novo olhar e postura sistémica e sua aplicação ao campo jurídico extra judicial e judicial.

O treino diário, aprofundamento  e um olhar inclusivo desde o seu lugar como profissional, para o seu cliente, para o conflito, traz força e autonomia tanto ao profissional como aos seus clientes, desde a responsabilidade de cada um e abertura a novas soluções que advêm da nova visão e postura sistémica.

PÚBLICO-ALVO:
juízes, procuradores, advogados, solicitadores, funcionários judiciais, funcionários de estabelecimentos prisionais, conciliadores, mediadores e todos aqueles profissionais que trabalham com resolução de conflitos no seu dia-a-dia nos varias lugares

BIOGRAFIA
Nídia Brito da Costa, Licenciada em Direito pela Universidade Católica de Lisboa em 1994, pós graduada em direito administrativo pela Universidade Lusíada em 1995, Jurista no Conselho Português para os Refugiados e exercício da advocacia até 1999. Ingressa como coordenadora do departamento de Responsabilidade civil da Gerling (Hannover-Gerling) de 1999 até 2004, data em que começa a trabalhar como diretora do departamento de responsabilidade civil na Aig (American Insurance Group)  de 2004 a 2016. Fez o curso de facilitador de Constelações familiares  pelo Espaço Psi 2012-2014 facilitado pela Paula Matos e em 2016-2017 o curso de facilitador de constelações familiares(CF) pela EDT, facilitado pelo formador José Miguel Silva, tendo participação em vários workshops e jornadas de constelações familiares (nomeadamente no Camp Hellinger), é  facilitadora de Constelações Familiares desde 2014. Desde Janeiro de 2018 que pesquisa e aprende sobre direito sistémico, explorando a aplicação da filosofia Hellingeriana ao direito, tendo coorganizado o I Encontro de Direito Sistémico na Faculdade de Direito de Lisboa e o I curso de direito sistémico facilitado pelo Juiz Sami Storch, em Portugal. Participa com o Advogado Fernando Cordeiro, pós graduado e especialista em Direito sistémico na facilitação de workshops de direito sistémico em Portugal. Desde 2018, é Coach certificada ICF e exerce consultadoria na empresa Innovarisk.