Conferencistas

Leonor Monteiro

Leonor Monteiro

Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

RESUMO

Constelações Familiares - Sua aplicação da Clínica ao Tribunal
Tive o primeiro contacto com esta abordagem das constelações, em 2000. Essa experiência fez-me todo o sentido desde o primeiro minuto pela integração maravilhosa de tantas áreas que estudava e aplicava, desde Psicoterapia, Psicologia transpessoal, meditação de grupo e espiritualidade. Senti que tinha encontrado o método que procurava. Desde então, as constelações transformam a minha vida em várias áreas, de forma profunda e clara.

Em 2012, quando conclui a respetiva formação, passei a integrar na minha prática clínica as constelações familiares, quer em sessões individuais, como de casal, família, à distância e em grupo - workshops vivenciais. Tal tem acontecido de forma continua, tanto nos workshops em vários pontos do país, como o Alentejo, o Alto Douro, Lisboa, como, regularmente, no meu consultório em Sintra.

Em 2016 tomei a iniciativa de sair do Estado, depois de 20 anos, com o intuito de continuar/voltar a exercer clínica privada de Psicoterapia, aliando nesta nova fase, de forma mais clara, a terapia das Constelações Familiares.

Face aos resultados e com base na minha experiêcia de consultório de 24 anos, criei um modelo de formação para terapeutas de Constelações Familiares com o meu método integrado de Psicologia, constelações e outras terapias, curso já com 3ª edição.

Por convite do Juiz de Direito Dr. Joaquim Manuel Silva, com quem já havia trabalhado quando integrava a Segurança Social, iniciei em novembro de 2017 a utilização da terapia com as constelações na Assessoria externa ao Tribunal – Juízo de Família e Menores de Mafra, em contexto de audição técnica especializada. Este desafio, que muito me honra e que abracei com um forte sentido de responsabilidade e gratidão, foi a primeira experiência portuguesa de utilização das Constelações, em Tribunal. Com base nos resultados obtidos em casos de maior complexidade, em novembro de 2018, por solicitação dos Magistrados, alarguei esta intervenção ao Juízo de Família e Menores do Barreiro.

Tenho igualmente realizado, reuniões, palestras e formações desta nova abordagem, que tem sido solicitada por outros Magistrados e interventores da Justiça, contribuindo assim para o alargamento desta vertente da Justiça Restaurativa a outras Comarcas, realizando inclusive, formação a colegas de equipas de assessoria neste método integrativo.

Bert Hellinger defende que “não somos nós que escolhemos o caminho, mas é o caminho que nos escolhe”.

Talvez seja por isso que acredito que este Caminho me reencontrou, como também espero que o Caminho de cada um Vos encontre a todos, que estamos “ao Serviço de algo Maior”.

Neste Congresso, terei a honra de partilhar reflexões e resultados deste Caminho.


BIOGRAFIA

  • Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa desde 1995. Ramo de Psicoterapia e Aconselhamento (área cognitivo-comportamental).
  • Desde 1995, exercício de Psicoterapia, com crianças, adolescentes e adultos, em clínica privada, designadamente no seu consultório em Sintra.
  • Especializações atribuídas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses:
    • Gerais: Psicologia Clínica e da Saúde,
    • Psicologia do trabalho/Social e Organizações,
    • Avançadas: Psicologia da Justiça,
    • Psicogerontologia,
    • Psicoterapia.
  • Desde 1998, formações em Espanha e Portugal de várias metodologias complementares, como cromoterapia, bioenergética, medicina vibracional, com integração na prática clínica.
  • Desde 2017, uso da metodologia terapêutica de carácter sistémico das “Constelações Familiares e outras” dinamizando workshops - grupos com regularidade mensal e integrando nas consultas individuais desde 2012 e em Tribunal - sessões individuais, conjuntas e de grupo com palestras e vivências.
  • Junho de 2018, realização do primeiro workshop de constelações familiares com pais e mães de processos que acompanhava em Audição técnica especializada (ATE), no Tribunal em Mafra e subsequentes até à data, também já no Barreiro.
  • Entre 1995 a 2000, exercício de psicoterapia em Centro de Saúde, Hospital, IPSS e no sector privado.
  • Em 1998, orientação de estágios de Psicologia.
  • Leccionar Psicologia, organização de congressos, participação em várias investigações desde a faculdade designadamente sobre o divórcio e temas da psicologia do envelhecimento.
  • Atualmente, em parceria com outras entidades académicas, planeamento de investigação a casos já encerrados de clínica privada e contexto Judicial, de Psicoterapia com Constelações Familiares.
  • Publicação de artigos em revistas nacionais e internacionais em áreas como: Psicologia - como resultados globais e estudos de casos clínicos; terapias complementares; Psicogerontologia e Preparação para a Reforma.
  • Formadora desde 1995, designadamente no ISCE e Universidade Lusófona, em várias áreas da Psicologia e outras terapias que integra na sua prática como as Constelações Familiares, ministrando cursos para terapeutas nesta abordagem desde 2018, também a colegas que já prestam assessoria ou pretendam prestar a mesma a Tribunal com esta terapia das Constelações e neste método que tenho vindo a desenvolver.


Entre outubro de 2000 e janeiro de 2017- Integrou como Técnica Superior os quadros do Instituto para o Desenvolvimento Social (IDS I.P.) e no ISS I.P. (Instituto da Segurança Social nos Serviços Centrais e Serviço Local de Sintra), entre outras funções:

  • Criação/Responsável/apresentação e implementação do projeto “ReCriar o Futuro” de preparação para a fase de vida da reforma, para entidades públicas e privadas apresentando e apoiando a implementação em todos os Distritos e regiões autónomas. Criou o manual do projeto.
  • Participação “Plano de Auditoria Social e Acompanhamento”. avaliando situações de maus-tratos e violência física e psicológica que também contribuiu para Manual de Boas Práticas em Equipamentos de Pessoas Idosas.
  • Em 2007 representou o ISS na “Unidade de Missão para os Cuidados Continuados Integrados” no Ministério da Saúde.
  • Geriu e acompanhou a implementação dos Programas, Progride, Plano de Apoio Integrado a idosos - PAII e (Contratos Locais de Desenvolvimento Social - CLDS e “Ser Criança”.
  • Participação na criação da Rede Contra a Violência no Concelho de Sintra.
  • Entre jun. 2009 e out. 2014 - Em Sintra, na Equipa de Acompanhamento a Crianças e Jovens atual EMAT - assessoria ao Tribunal em Matéria Tutelar Cível (designadamente na Regulação do Exercício das Responsabilidades parentais).

Formação em Constelações Familiares:

  • Em 2012 no Instituto de Ciências Integradas, ICI, curso anual de “Terapeutas de Constelações Familiares e Outras” com a Sandra e o Jorge Ramos.
  • Em 2015 em Ávila, Espanha, formação com Bert Hellinger e Sophie Hellinger.
  • Em 2018, frequência da Helinger Schule designadamente, treino intensivo “Trainning Camp” intensivo com Sophie Hellinger, Wolfgang Deußer, Gerhard Walper, Joel Weser, Rüdiger Rogoll, Cristina Llaguno, Renato Bertate, Mimansa Farny e Ursula Stütz.
  • Em 2018 em Portugal de mais dois seminários com Gerhard Walper.
  • Em 2019 o “curso de Direito Sistémico” com Sami Strotch.


Email: leonor.s.monteiro@gmail.com