Conferencistas

Juíza Lídia Gamboa

Juíza Lídia Gamboa

Juízo de Família e Menores de Lisboa - Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa

RESUMO

Exercendo funções no Tribunal de Família e Menores de Lisboa desde o ano de 2007 é-me dado perceber que a compreensão da história da família e as motivações subjacentes aos conflitos permanecem muitas vezes inconscientes para as próprias partes, o que não lhes permite agir com uma atitude corresponsável e de assunção das consequências dos seus atos.

A intervenção pacificadora do Tribunal depende nesta Jurisdição, muitas das vezes, do recurso a técnicos profissionais de outras áreas do saber, designadamente a psicologia.

Tendo recentemente tomado conhecimento da abordagem terapêutica das constelações familiares, decidimos solicitar esse apoio, no âmbito dos processos de regulação das responsabilidades parentais e processos conexos, em especial naqueles casos em que a conflituosidade é mais manifesta, o que vem sendo efetuado no âmbito da assessoria técnica externa aos Tribunais, registando-se que os resultados até ao momento obtidos vão no sentido de uma maior pacificação e equilíbrio das relações familiares.

 

BIOGRAFIA

  • Natural de Lisboa, onde nasceu a 30/05/1970.
  • Licenciada pela Faculdade de Direito de Lisboa em 1993.
  • Ingresso no Centro de Estudos Judiciários em 1994.
  • Nomeada Juíza de Direito em 1996, exerceu funções em diversos Tribunais até setembro de 2007 (Loures, Torre de Moncorvo, Ponte de Lima, Santo Tirso, Juízos e Varas Cíveis de Lisboa).
  • Colocada como Juíza de Direito no Tribunal de Família e Menores da Comarca de Lisboa, em exercício exclusivo de funções, desde setembro de 2007.