Constelações Organizacionais

Constelações Organizacionais é uma metodologia de análise, diagnóstico e resolução de problemas para as empresas, organizações e também para os indivíduos nas suas relações interpessoais, nas suas relações com os elementos fora do sistema da organização e para encontrar um lugar mais saudável dentro da organização.

Tem por base o pensamento sistémico e permite aceder a dinâmicas ocultas que muitas vezes se encontram em funcionamento dentro da organização. Os sistemas são conjuntos de elementos que estão interligados entre si numa contínua relação de mudança. Ao descobrir o que não funciona no sistema, permite atuar de imediato e realizar as mudanças necessárias para equilibrar todo o sistema, o que vai influenciar toda a organização a conseguir resultados surpreendentes.

Problemas aparentemente complexos podem ter soluções muito simples quando utilizamos Constelações Organizacionais e aplicamos o pensamento sistémico. Através desta metodologia e do que o cliente viu, analisou, testou e vivenciou durante o processo da constelação, emergem ideias muito claras de como implementar as mudanças na organização para otimização dos recursos e obtenção de melhores resultados.

As Constelações Organizacionais aplicam-se a todo tipo de organizações, empresas, associações, governo e administração pública onde é preciso gerir sistemas com uma grande complexidade. Também são transversais na área da Saúde, Direito e Educação, pois nos ajuda a olhar para as respetivas estruturas organizativas e torna-las mais eficientes.